segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Duendes levados

Estes seres demonstram capacidade de atrapalhar o sono das pessoas, molestar moças, provocar pesadelos e mal- estar físico. No Brasil, existe a lenda dos Aneros. Acredita-se  que esses seres pertubariam o repouso dos viajantes e provocariam neles desorientação.
  Os Barabahen, na Itália também são fontes de sonhos bizarros e inquietantes.
  O Batibal, nas Filipinas, inibe a respiração de quem dorme.
O Calcarot se sentaria sobre o peito das pessoas que dormem, atrapalhando-lhes o sono. Um comportamento parecido é aquele do Carchett, na Suíça, que na maioria das vezes provocaria sonhos angústiantes, roubando as cobertas dos infelizes que escolhe para atormentar.
 Outra característica desses seres mitológicos é seu interesse por mulheres jovens.
Os Cauzietti, anões peludos com aproximadamente 20 cm de altura, adoram aterrorizar as moças, roubando-lhes seus bordados. Já os Fajetti, da Calábria, Itália, invadem as casas dos camponeses durante à noite e se divertem ao provocar uma ensurdecedora bagunça. Às vezes, escondem as coisas e iportunam jovens ( sempre mulheres ). Os Follat entram embaixo das saias das moças para espiar suas pernas. E o Gambastorta ( que significa pernas tortas ) esconde objetos, faz tilintar os vidros das casas e desloca as telhas.  Este interesse particular dos duendes por mulheres jovens poderia estar relacionado à herança sexual dos seres humanos e, de maneira específica, pelo sexo feminino.
  Na região Norte da Itália existe a muito séculos a crença na existência de uma criatura em forma de fada que seria uma mistura de duende e elfo. Essa criatura é chamada Zampa di Gal ( perna de Gal ) e era comum que se colocásse na entrada do Vale de Gênova e esperasse a passagem de jovens mulheres para seduzi-las. Outros duendes semelhantes, residentes nos Alpes, seduziriam as belas jovens fazendo-as desaparecer para, logo em seguida, brincarem de procurá-las. Este é um fenômeno que não tem nada de divertido, cuja interpretação pode esconder raptos.
   Na cidade de Reggi, Calábria, acreditava-se que o Fuddettu passasse o seu tempo brincando com as crianças que dormiam, colocando-as em posições muito estranhas.
  O L'Omino della Rena ( homenzinho da rena ) é outro duende que faz as crianças dormirem, porém com um artifício pouco agradável:  lança em seus olhos um pouco de areia, forçando-as a fechá-los.
Na Italia, existe também a lenda do Omino del sonno ( homenzinho do sono ) , que é um ser que se comporta exatamente como o citado anteriormente, porém também invadindo as casas através das paredes de portas fechadas. Os Salvanelli, igualmente italianos, hipnotizam suas vítimas para induzi-las a praticar atos estranhos e impensados. Possuem uma enorme cabeça, mãos e pés disformes e sua altura é de pouco mais de um metro.  Os Salvanelli, ao contrário, possuem aproximadamente 75 cm de altura, uma estrutura corporal muito fina e magra, e se divertem assustando o gado, invadindo as casas dos camponeses para aterrorizar as crianças na hora de dormir e, finalmente à noite, pertubando os viajantes.
 O Grogach possui as dimensões de uma criança, cabeça grande e corpo flexível, devido à falta da coluna vertebral. O Wichetlein, um anão minerador da região de Piemonte, na Itália, possui um corpo delicado, com pernas pouco desenvolvidas e uma cabeça pontiaguda sobre a qual um chapéu negro.
  Vogghee Lino, com 30 cm de altura, é um duende de aspecto agradável,mas quase totalmente calvo.
 Os Salvani são feios e deformados e à noite se agitam intensamente impedindo o sono dos camponeses.
Os Sangmanelli possui aproximadamente 60 cm de altura, formação corpórea muito magra e uma coloração padissima e quase espectral. Estes duendes também se agitam na zona rural durante à noite, fazendo sinistras brincadeiras com pobres peregrinos que por ventura estiveram de passagem por lá.
 Conta-se que os Shaquos raptam meninos e meninas deixando em seu lugar um duende decrépito e idoso.
   Os Serval, do Nordeste da Itália, desejam assemelhar-se ao homem e, conta a lenda que freqüentemente trocam suas crianças recém-nascidas pelas humanas. Já nas lendas do Leste da Rússia aparece a figura do Cattivora, um gênio maléfico com olhos hipnóticos e mãos dotadas de longas unhas pontiagudas, adaptadas para agarrar crianças. Acredita-se também que, dentro de algumas cavernas, habitem perigosas criaturas que saem durante a noite para raptar crianças perdidas, a fim de devorá-las. Na região de Tentro, também ao Norte da Itália, conta-se a história de um duende que tem a faculdade de provocar vertigens e visões nos seres que se aproximam da gruta onde habita. Aprisiona qualquer um que ouse pisar sobre a sua pegada e, em alguns casos, rouba a alma das pessoas.
  Antigamente se cogitava que sendo um povo em extinção, as fadas procurassem reproduzir-se juntando-se aos seres humanos. Porém, na falta de representantes masculinos disponíveis, subistituiam as crianças sadias e belas pelas suas, doentes. Ainda não é o claro o motivo pelo qual os antigos acreditavam que as fadas estavam por extinguir-se. Entretanto, é interessante notar o fato de que, para muitos raptados, era relatado a necessidade urgente desses seres cruzarem a sua raça com a humanidade, a fim de eliminar a fraquesa genética existentes em seus genes. Para entender um pouco melhor sobre as  fadas e seus raptos, leia a postagem " Fadas que raptam crianças" no meu blog: adancadasfadas.blogspot.com.br. Ou então visite o blog Gnomos Levados & Duendes travessos para conhecer melhor essas criaturinhas.
  Outra fábula digna de nota é aquela que narra a história dos anões-gigantes, seres que em uma noite raptaram a filha de um rico camponês, colocando em seu lugar uma criatura de sua espécie. No dia seguinte, os pais da garota não conseguiam explicar como, de uma hora pra outra, a pele da menina havia ficado cinza e seus olhos negros, quase como carbono. Após vários anos, a estranha criatura que havia crecido de maneira selvagem era capaz de ações maquiavélicas,desaparecera para sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .