terça-feira, 7 de agosto de 2012

Afrodite, a deusa grega do amor


  Afrodite, segundo algumas versões de seu mito, teria nascido perto de Pafos, na ilha de Chipre, motivo pelo qual a chamam de Cipria, especialmente nas obras poeticas de Safo. Seu principal centro de culto era exatamente em Pafos, onde uma deusa do desejo havia sido cultuada desde a Idade do Ferro na forma de Ishtar e Astarte. Outras versões do mito, no entanto, afirmam que a deusa teria nascido próximo à lha de Citeras (atual Kythira) pelo qual também recebia o nome de "Citéria".
 Na versão mais famosa do mito, seu nascimento teria sido consequência de uma castração: Cronos teria cortado os órgãos genitais de Urano (Zeus) e arremessado-os para trás, dentro do mar. A espuma surgida da queda dos genitais na àgua que alguns autores indificam com o esperma do deus morto, teria dado origem à Afrodite, enquanto as Erínias teriam surgido a partir de suas gotas de sangue. Nas palavras de Hesíodo, "O pênis(...) aí muito boiou na superfície, ao redor uma espuma branca ejaculava da carne imortal, dela uma virgem criou-se. Esta virgem tornou-se Afrodite,flutuando sobre as margens sobre uma concha de vieira. Esta imagem de uma Vênus erguendo-se das águas do mar, já totalmente madura foi uma das representações mais icônas de Afrodite, celebrizada por uma pintura muito admirada de Apeles, já perdida, porém descrita na História Natural, de Plinio, o velho.

 Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois tão grande era o poder sedutor de Afrodite que eles e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta despreza a todos, como se nada fosse.  Como vingança e punição, Zeus obrigou-a casar-se com Hefesto (Segundo Homero, Afrodite amava Hefesto, mas pela falta de atenção, Afrodite começou trai-lo, na intenção dele valorizá-la.) que usou toda a sua perícia para cobri-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico do mais fino ouro, entrelaçados com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez que quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir a seus encantos.
 Afrodite teve vários filhos, entre eles: Hermafrodito (com Hermes), Anteros (com Ares), Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares), Himineu (com Apolo), Príapo (com Dionísio), Eryx (com Poseidon) e Eneias (com Anquisis).
 Os diversos filhos de Afrodite mostram sobre as mais diversas faces do amor e da paixão humana.
 Afrodite sempre amou a alegria e o glamour, e nunca se satisfez em ser a esposa caseira do trabalhador Hefesto. Afrodite amou e foi amada por muitos deuses e mortais. Dentre seus amantes mortais, os mais famosos, foram Anquises e Adônis, que também era apaixonado por Perséfone, que aliás era sua rival, tanto pela disputa de Adônis, tanto no que se diz respeito à beleza. Vale destacar que a deusa do amor não admitia que nenhuma outra muher tivesse uma beleza comparável à sua, punindo (somente) mortais que se atrevessem comparar a beleza com a sua, ou em certos casos, quem possuísse tal beleza. Exemplos disso é Psiquê e Andrômeda.

Suas festas eram chamadas de Afrodisíacas e eram celebradas por toda a Grécia, especialmente em Atenas e Corinto. Seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o pombo, o cisne, a rosa, a romã e a limeira.  Entre os seus protegidos contam-se os marinheiros e os artesãos. Com o passar do tempo, Afrodite passou a ser vista como Frívola e promíscua, devido à sexualidade liberal.  No templo de Corinto, praticava-se "prostituição religiosa" no templo da deusa. O sexo com prostitutas, geralmente escravas, era considerada uma forma de adoração e contato com a deusa.  Um dos amantes de Afrodite foi o próprio Zeus (que horror! O próprio pai) que manteve segredo pois Hera, sua mulher sempre foi muito ciumenta e Zeus temia que ela fizesse algo que acabasse com a beleza de Afrodite.


Oração à  Afrodite


Amada Afrodite, a mais bela das deusas.
Deusa do amor infinito.
Você é a sagrada inspiração.
A mais pura vibração do amor.
Abençoa em primeiro plano a minha relação comigo mesma, curando qualquer dor e ressentimento, mágoa e todo sentimento contrário ao amor que eu sinta  por mim mesma. Com profundo amor e unidade dentro da ordem divina, se assim houver permissão e merecimento de todos os envolvidos, cura a minha relação com todos aqueles que por algum motivo eu estiver em desarmonia e em especial, cura a minha relação com (dizer os nomes das pessoas envolvidas). Toca o coração de todos, trazendo o amor, a paz e a harmonia em todas as relações. Amada deusa, honro a ti e com profundo amor e carinho e alegria levarei teu nome e contarei as tuas bençãos a onde for. Gratidão Afrodite, Gratidão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .