terça-feira, 25 de junho de 2013

Deus Leshi


    Vindo do folclore eslavo, o Leszy ou leshi é um espírito protetor da floresta e animais, assim como o brasileiro curupira. Muitas vezes é apontado com elfo ou troll da floresta. Ele é conhecido por uma dezena de nomes incluindo lesiy, leshy, lesovik, lesij, or leshii. É aparentado do homem selvagem (woodwose) da Europa Oriental e do Basajaun da República Basca. Tem a habilidade de mudar de forma, sendo portanto um tipo de metamorfo (ser capaz de alterar sua forma), podendo se transformar em qualquer animal e planta. Aliás, uma de suas formas preferidas é de um pequeno cogumelo falante, que apesar de parecer engraçado, não é, pois se ele perceber que o intruso é uma ameaça para ele ou a floresta, ele o mata rapidamente.
A sua aparência é de um homem alto, mas pode virar uma monte de grama ou uma árvore alta. O cabelo e a barba são feitos de grama e vinhas. Pode ter cauda, cascos e chifres de cervo. Tem pele pálida contrastando com brilhantes olhos verdes. Mais do que ver um você pode ouvir um, assoviando, chorando, gritando, cantando. Esse tipo de truque é o ideal para enganar pessoas e também é utilizado pelo wendigo. Ele imita a voz de alguém conhecido, atraindo as pessoas para de suas cavernas e batendo nelas até quase matá-las. Também tem o poder de te deixar tonto e doente. A gênese da lenda seriam fantasmas de ermitões e pessoas que tiveram morte súbita em florestas.
Ele comanda ursos e tem uma espécie de ligação com os lobos. Se você encontrar com um, para enganá-lo basta colocar todas as roupas ao contrário e trocar os sapatos de pé. Fazê-lo rir também funciona e também sacrifícios. Se isso não bastar, incendiar a floresta serve de distração também, pois ele vai tentar apagar o fogo dando tempo de você fugir.

Como muitos espíritos protetores da floresta, eles não são essencialmente maus,mas gostam de atormentar humanos com brincadeiras de mau gosto, como sumir com o gado e ovelhas, fazer camponeses se perderem e raptar mulheres jovens…
Estranhamente, pessoas podem fazer pactos com eles. Basta entregar cruzes a ele ou partilhar da comunhão após sair da igreja.  Após esse pacto ele terá prosperidade em suas terras e o camponês irá aprender tipos de mágica com o espírito.

Fonte: Lendas e contos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .