sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O que são formas-pensamento?


 Segundo a teosofia formas-pensamento são criações mentais que utilizam a matéria fluídica ou matéria astral para compor as características de acordo com a natureza do pensamento. Deste ponto de vista, encarnados e desencarnados podem criar formas-pensamento, com características boas ou ruins, positivas ou negativas. As formas-pensamento são supostamente criadas através da ação da mente sobre as energias mais sutis, criando formas que correspondem a natureza do pensamento gerado.


Pensamento abstrato



C. W. Leadbeater, em seu livro Compêndio de Teosofia descreve da seguinte forma:

"Quando um homem dirige o pensamento para um objeto concreto, uma caneta, uma casa, um livro ou uma paisagem, forma-se na parte superior de seu corpo mental uma pequena imagem do objeto, que flutua em frente ao seu rosto, ao nível dos olhos. Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre o objeto a imagem vai permanecer, e persiste mesmo algum tempo depois.

O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento. Além disso, essa imagem é inteiramente real e poderá ser vista por aqueles que tenham desenvolvido suficientemente a visão de seu próprio corpo mental. Do mesmo modo como ocorre com os objetos, quando pensamos em um dos nossos semelhantes, criamos em nosso corpo mental o seu retrato miniaturizado.
Quando o nosso pensamento é puramente contemplativo e não encerra um determinado sentimento como a afeição, inveja ou a avareza, nem um determinado desejo, como por exemplo, o desejo de ver a pessoa em quem pensamos, o pensamento não possui energia suficiente para afetar sensivelmente essa pessoa."


Oceano de Pensamento?



"Cada pensamento produz uma forma. Quando visa uma outra pessoa, viaja em direção a essa. Se é um pensamento pessoal, permanece na vizinhança do pensador. Se não pertence nem a uma, nem a outra categoria, anda errante por um certo tempo e pouco a pouco de descarrega, se desfazendo no éter.

Cada um de nós deixa atrás de si por toda parte onde caminha, uma série de formas-pensamentos. Nas ruas flutuam quantidades inumeráveis. Caminhamos no meio deles.

Quando o homem momentaneamente faz o vácuo em sua mente, os pensamentos que lhe não pertencem o assaltam; em geral, porém, o impressionam fracamente. Algumas vezes, todavia, um pensamento surge e atrai a sua atenção de um modo particular. O homem comum se apodera-se dele e o considera como coisa própria, fortifica-o pela ação de sua própria força, e, por fim, o expele em estado de ir afetar outra pessoa. O homem não é responsável pelo pensamento que lhe atravessa a mente, porquanto pode não lhe pertencer. Porém, torna-se responsável quando se apodera de um pensamento e o fixa em si e depois o reenvia fortalecido."

Pensamento egoísta


"Os pensamentos egoístas de qualquer espécie vagueiam pela vizinhança daqueles que os emitem. O corpo mental da maior parte dos homens está envolto por eles, como por uma espécie de concha. Esta concha obscurece a visão mental e facilita a formação de preconceitos. Cada forma-pensamento é uma entidade temporária. Pode-se compará-la a uma bateria elétrica carregada, esperando a ocasião de fazer a descarga. Determina sempre no corpo mental que atinge, um número de vibrações igual à sua e faz nascer um pensamento idêntico. Portanto, se as partículas desse corpo já vibram com uma certa rapidez, em consequência de pensamentos de uma outra ordem, o pensamento que chega, espera a sua hora vagueando ao redor da pessoa visada até que o corpo mental dela esteja em suficiênte repouso para lhe permitir entrar. Então, descarrega-se e cessa instantaneamente de existir."

Pensamento pessoal


"O pensamento, quando é pessoal, atua inteiramente do mesmo modo em relação à pessoa que o engendrou e se descarrega sobre ela quando a ocasião se apresenta. Quando o pensamento é mau, a própria pessoa que o gerou pode considera-lo como obra de um demônio tentador, quando, de fato, essa pessoa é o seu próprio tentador. Em geral pode-se dizer que cada pensamento produz uma nova forma-pensamento. Porém, sob o império de certas circunstâncias e a repetição constante de um mesmo pensamento, em lugar de produzir uma nova forma, funde-se com a primeira forma-pensamento e a fortifica. De sorte que o assunto, através de continuada meditação gera, muitas vezes, uma forma-pensamento de um poder formidável. Quando é má, pode-se tornar maléfico e durar muitos anos. Formas-pensamento deste tipo possuem a aparência e os poderes de uma entidade realmente viva." Podem ser facilmente confundidas com outras entidades astrais, pois possuem uma forma e um movimento que lembra seres vivos.

Pensamento dos benfeitores


"Os tipos de pensamentos tratados acima são os que nascem da mente sem nenhuma premeditação.

Existem, porém, formas-pensamento elaboradas intencionalmente com o fim de auxiliar os outros. São peculiares aos benfeitores da humanidade. Pensamentos vigorosos, dirigidos inteligentemente, podem constituir um grande socorro para quem os recebe. São verdadeiros anjos da guarda; protegem contra a impureza, a irritabilidade, o medo."


Fonte: Wikipédia

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A feitiçaria e o livre arbítrio


Feitiços servem para intervir no destino de forma mágica a nosso favor.
        Na wicca, acreditamos que qualquer coisa seja boa ou ruim que você faça, um dia voltará para você, três vezes mais forte. Isso é um verdadeiro consolo para uma boa pessoa, desprovida de sentimentos mesquinhos e egoístas. E um verdadeiro tormento para pessoas incapazes de compreender que tudo o que fazemos nesse mundo não passa desapercebido pelos olhos dos deuses.
        Eu sei, por experiência própria, o quanto é triste amar alguém que não nos corresponde. Mas tente entender que todos nós temos o livre arbítrio e você deve respeitar a vontade de seu próximo, assim como ele deve respeitar a sua! Forçar alguém a ficar ao seu lado apenas porque VOCÊ quer, é egoísmo e você está desconsiderando a vontade de outra pessoa.
       Nosso destino é um completo mistério que apenas os deuses conhecem. Quando perdemos algo, encontramos coisa melhor depois. Tudo é aprendizagem. Os deuses querem que sejamos fortes e independentes e a única forma de fazer isso é através do sofrimento. O sofrimento fortalece mais as pessoas e as amadurece. E amar é sofrer! Se nunca sentíssemos dor, nunca aprenderíamos nada! E como eu disse anteriormente, nossos destinos são um completo mistério.
          Imagine assim, Bianca é apaixonada por Miguel. Mas Miguel já não a ama mais. Bianca nem imagina, mas estava escrito em seu destino que logo após perder Miguel, ela viajaria com uma amiga e conheceria o verdadeiro amor de sua vida, sua alma gêmea. Mas Bianca, como não conhecia seu destino, insistiu que era Miguel o grande amor de sua vida e o prendeu ao seu lado com magia. Resultado, Bianca não ficou deprimida e por isso, não viajou com sua amiga e não conheceu sua alma gêmea.
          Isso é o que acontece quando você altera seu destino. Nada acontece por acaso. Tudo tem um porquê. Uma vez, eu tive de mudar de casa quando faltava pouco tempo para terminar o ano letivo. Perdi aquele ano. E fiquei revoltada. Mas tempos depois, quando fui para uma nova escola, conheci Luíza e ela se tornou uma de minhas melhores amigas. Se eu não tivesse perdido um ano letivo, jamais teria me tornado amiga dela! Percebe o quanto tudo está tão ligado de uma forma ou de outra? As Parcas gregas sabem bem como escrever nossas histórias. Portanto, não devemos ser tão dramáticos. Devemos nos perguntar, "o que o futuro pode ter reservado para mim?", antes de realizarmos uma magia, pois uma simples magia, muda todo o curso de uma história. Bem, agora que você já sabe disso, a escolha é sua. Está em suas mãos, seu destino, por sua própria conta e risco! ©
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .