sábado, 12 de julho de 2014

Participar de um coven ou não? Eis a questão!

Imagem de Victoria_Borodinova por Pixabay


  A wicca pode ser dividida em duas categorias: eclética e tradicional.
      Os wiccanos ecléticos compilam suas práticas de uma variedade de fontes, e os wiccanos tradicionais valem-se de um sistema de práticas estabelecidas por alguma outra pessoa e possuem um determinado nível de consistência. As linhas gerais são tênues e se confundem, porque há wiccanos que se proclamam membros de uma tradição, mas selecionam práticas de fontes diversas. Embora, selecionem e escolham, grupos como esses têm frequentemente algum ponto de continuidade, tais como trabalhar somente com deusas celtas ou usar um formato específico para seus círculos, mesmo se as partes individuais dos rituais tiverem mudanças.
           Wiccanos ecléticos têm muita liberdade. Podem tomar os elementos rituais que gostam dos livros, dos rituais abertos, dos amigos e das fontes em linha e negligenciar as peças de que não querem se valer. Podem compor rituais simples e objetivos ou ritos elaborados. Podem praticar sozinhos ou nos grupos, responder a ninguém e fazer seus rituais servirem perfeitamente a suas necessidades. Eles têm poder para o autoestudo e para construir seu próprio trajeto, mesmo se trabalham em um grupo. Isso é o que há de mais poderoso na wicca.
            Quando você aprende wicca por si mesmo, entretanto, e ao contrário de aprender um sistema coesivo de outra pessoa, podem haver coisas que faltem em você. É difícil perceber as próprias falhas e limitações quando não há alguém presente para lhe mostrar o caminho. Se você está aprendendo em uma tradição, as possibilidades são de que esteja recebendo seu treinamento de maneira mais coesiva e sistemática.
             A parte negativa da prática tradicional é a sua falta de espontaneidade. Embora, possa haver uma liberdade dentro da estrutura, ainda há uma estrutura.

Vantagens do trabalho em grupo

   Algumas das vantagens do trabalho nos grupos são a possibilidade de compartilhar o trabalho e ter com quem conversar sobre suas ideias.  Outros podem ajudá-lo a validar e interpretar suas experiências e a não se sentir só. Você tem apoio e pessoas que entendem  o que está tentando alcançar. Cada membro de um grupo tem forças e fraquezas, assim há equilíbrio  e um aprende com o outro. Cada membro, igualmente, tem experiências que podem acrescentar valor ao grupo. Um pode ter estudado a mitologia celta e outro, a grega. Todos são uma fonte de aprendizado. Estar em um grupo pode motivá-lo bastante. É difícil se perder se você tem outros em quem se apoiar. 

Desvantagens do trabalho em grupo


   A parte negativa do trabalho em grupo é que você não pode fazer tudo o que quer, sempre que quiser, sem levar em conta a opinião ou as preferências de outras pessoas. Você ter que tratar os egos, a política e os conflitos da personalidade. Você pode ter um membro que usa ou se encosta em outro. Você pode ter membros que não fazem sua parte do trabalho, aparecem tarde nas reuniões, não contribuem com aquilo que precisa e geralmente dispersam o resto do grupo. Você tem que planejar suas reuniões e rituais em função das programações pessoais de outras pessoas. Você pode discordar sobre que deidades com as quais gostaria de trabalhar, como você gostaria de moldar o círculo, se tomará vinho branco ou tinto e sobre tudo mais.
   Decidir se trabalhará em um grupo ou em um "voo solitário" é uma escolha difícil. Lembre-se disso na escolha, embora você possa sempre mudar de ideia mais tarde. Se se juntar a um grupo, você pode deixá-lo. Se decidir trabalhar sozinho por um tempo, você pode juntar-se a um grupo posteriormente. Muitos wiccanos flutuam entre o grupo e o trabalho solitário dependendo de suas programações.

Se você não quiser trabalhar sozinho pode trabalhar com um amigo ou começar seu próprio grupo. Uma das maneiras mais fáceis de explorar a wicca com outro é encontrar um amigo ou dois igualmente interessados em wicca e trabalharem juntos como um grupo pequeno. Se começar com amigos, seu grupo será, provavelmente, bastante confortável para você e fornecerá um espaço seguro para o aprendizado. Começar o seu grupo pode dar muito trabalho, mas com somente alguns membros será mais fácil, e você pode dividir o planejamento, a escrita e o recolhimento de recursos entre vocês. Se trabalhar com sucesso em seu pequeno grupo por um tempo, você pode decidir se quer aceitar novos membros e seu pequeno grupo pode vir a evoluir para um coven. Não há nenhum mínimo ou máximo de participantes ou membros para um coven, embora muitos wiccanos acreditem ser necessárias pelo menos três pessoas.

   Outra opção é procurar um coven que já existe e se juntar a ele. Dependendo de onde mora, isso pode ou não ser possível para você. Cada coven terá suas próprias regras sobre quem poderá se juntar e quando. Alguns começam a ensinar pessoas novas no início do ano, então é somente nessa época que eles aceitam estudantes. Outros tem uma política mais abertas e as pessoas entram e saem de acordo com suas vontades e necessidades. Outros, ainda, exigem inscrições e para que o requerente encontre o grupo várias vezes antes para certificar-se de que a escolha é confortável e compatível para todos. Muitos covens votam para decidir se os membros podem se juntar a eles.

Participe de um ritual público


  Encontrar rituais abertos pode ser difícil se você vive em uma zona rural, mas muitas cidades tem pelo menos um grupo de wicca que veicula rituais públicos, e há grupos rurais cada vez mais abertos que se destacam. As vantagens do ritual aberto está no fatos de que os círculos são frequentemente diferentes em cada ocasião, além de que o trabalho e o planejamento foram feitos por outra pessoa, assim você pode apenas ir, apreciar e aprender. É uma boa maneira de encontrar outros wiccanos em sua região,  e talvez encontrar até mesmo membros de um coven ao qual você gostaria de se juntar, embora os covens tenham seus próprios rituais secretos, os membros podem igualmente ir a rituais públicos para se socializarem, procurar membros ou estudantes potenciais ou para considerar apenas como outras pessoas realizam os ritos.

Encontre um mentor

   Encontrar um mentor pode ou não ser o mesmo que procurar um coven, porque alguns mentores dirigem covens e outros não o fazem. Alguns são "covens de aprendizado", e é permitido aos estudantes tornarem-se membros após os estudos com o mentor após um tempo. Alguns mentores aceitam estudantes individuais e outros tomarão em um pequeno número de estudantes por um período de tempo. Nesse último caso, no fim do treinamento, o estudante acaba seguindo adiante em vez de juntar-se a um grupo que poderia se estabelecer.

  Se está estudando com um mentor, sozinho ou em classe, ou como parte de um coven de treinamento, provavelmente será pedido a você para cumprir uma série de tarefas, incluindo ler livros de uma lista de leitura, fazer exercícios escritos ou registrar sua jornada e suas experiências, exercícios, exercícios a respeito de sua energia, estudos da mitologia e dos deuses e aprender sobre ética, mágica e criação e execução de rituais. Pode ou não haver um teste ou vários testes. 

  Frequentar classe de wicca é diferente de trabalhar com um mentor. São geralmente classes abertas realizadas em um lugar público, tal como uma livraria. Se você tem uma livraria esotérica próxima (ou espaço holístico), verifique se oferecem classes ou procure conhecer qualquer um que o faça. As classes de wicca realizadas nas lojas são frequentemente informais e a qualidade varia de excelente a péssima.

  Se você não consegue encontrar um grupo que goste por alguns dos meios convencionais já mencionados, é possível considerar juntar-se a um coven online. Estes não podem fornecer a prática e o ensino ao vivo, mas oferecem a sustentação e os recursos.

Participe de um coven online

  Encontrar um grupo em sua região dependerá de onde você vive. O mais fácil, e possivelmente o melhor, recurso para encontrar um grupo são os websites. Você pode igualmente colocar o nome de sua cidade e a palavra "wicca" em algum mecanismo de busca de internet e ver o que aparece. Alguns covens e grupos tem seu próprio site. Evite grupos que procuram vender coisas como Livros Das Sombras caríssimos ou cursos de wicca. A maioria desses grupos estão ali apenas por algum charlatão do momento, e a qualidade do material enviado é muito pobre, se você chegar mesmo a recebê-lo.


Fonte: texto adaptado do livro Wicca Para Iniciantes, de Thea Sabin. Universo dos livros.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .