quinta-feira, 3 de julho de 2014

deusa Cerridwen

http://paganpages.org/content/wp-content/uploads/2009/09/Cerridwen.jpg
Hoje, 03 de julho é o festival em homenagem à deusa celta Cerridwen.
  Na tradição galesa, Cerridwen é uma deusa tríplice (donzela, mãe e mulher idosa), cujo animal totêmico é uma grande porca branca, uma das formas pela qual é representada. Essa deusa é a mãe que conserva todos os poderes da sabedoria e do conhecimento e ajuda seus protegidos em momentos de dificuldades e anulação de qualquer tipo de malefício.
   Cerridwen é um jogo de antíteses, sendo ao mesmo tempo o caos e a ordem, a luz e as trevas. Esta deusa também está ligada à morte, à fertilidade, à inspiração, à astrologia, às ervas, aos encantamentos e ao conhecimento. Cerridwen dá aos seus protegidos o benefício dos extremos: amam demais e não perdoam jamais. Isso pode ser uma carga, mas também pode ser a promessa de uma vida emocionante.
  Cerridwen é protetora dos escorpianos.

O Caldeirão é onde a deusa prepara suas poções, sendo este o principal objeto dos cultos pagãos antigos para representá-la, considerado o útero divino da Grande Mãe, de onde ‘nasciam’ os encantamentos, mais um símbolo de fertilidade. Os famosos bardos celtas deviam sair em uma perigosa busca pelo Caldeirão de Cerridwen como iniciação. Alguns acreditam ser esta uma das lendas que poderiam ter originado a busca pelo Graal.

É uma deusa sempre associada à morte e renascimento, fertilidade, regeneração, inspiração, magia, astrologia, ervas, poesia, encantamentos e conhecimento. Seu consorte na cultura pagã é geralmente o deus Cernunos e juntos representam a dualidade da natureza.

Enquanto a deusa cria, o deus destrói, formando o infinito ciclo de vida e morte, começo e fim, ressurgimento contínuo, renovação.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .