sábado, 12 de setembro de 2020

Erzulie



 Erzulie (às vezes, pronunciado Erzili ou Ezili) é uma família de loa , ou espíritos em Vodu.

 Erzulie Freda Dahomey  é o espírito Africano haitiana de amor, beleza, jóias, dança, luxo e flores. Ela usa três anéis de casamento , um para cada marido - Damballa, Agwe e Ogoun.

Seu símbolo é um coração, suas cores são rosa, azul, branco e dourado, e seus sacrifícios favoritos incluem joias, perfume, bolos doces e licores. 

Provocante, gosta de beleza e elegância, Erzulie Freda é  a feminilidade e compaixão personificada, mas ela também tem um lado mais escuro; sendo vista como ciumenta e mimada e dentro de alguns círculos Vodu é considerado preguiçosa. Durante o ritual, ela pode entrar no corpo de um homem ou uma mulher. Ela gosta de flertar e seduzir pessoas, sem distinção entre os sexos. 

Na iconografia cristã, ela é muitas vezes identificada com a Mater Dolorosa, bem como um outro loa chamado Metros Ezili. Ela é concebida como nunca capaz de satisfazer o desejo mais ardente do seu coração. Por esta razão, ela sempre deixa um serviço em lágrimas. Sincronizações comuns incluem Iyalorde Oxum como ela se relaciona com a deusa Yoruba Vodu do amor erótico, ouro e feminilidade.

 Erzulie Dantor

 

 Erzulie Dantor é a Rainha da nação Petro e mãe de "Ti Jean Petro", ela é muitas vezes descrita como uma mulher negra temível, protetora segurando "Ti Jean Petro" em seus braços. Ela é uma protetora particularmente feroz de mulheres, crianças e as negligências da sociedade. Ela é o Lwa puen, em contraste com Erzuli Freda que o abençoará com riquezas materiais, Erzulie Dantor vai lhe dar o conhecimento espiritual necessário para navegar através desta realidade material. 

Sigilo atribuído a Erzulie


        A riqueza de Erzulie Dantor dura e pode ser transmitida de uma geração para outra, enquanto Erzuli Freda, em qualquer dos seus ataques de ciúmes, pode privar overnight dos ganhos que ela ajudou você a alcançar.
     Ela é muitas vezes retratado para assemelhar-se a Virgem Negra de Czestochowa , como ela é representada como sendo de pele escura com duas cicatrizes em seu rosto. Suas cores são o vermelho, preto e azul. Seus sacrifícios favoritos incluem porcos pretos, griot ( temperado carne de porco frita ), sangue (sete golpes de espada), e rum .
      Ti Jean Petro é seu filho e Jean Petro é seu amante ou marido.

 

 Família Erzulie

 Rada

  1.     Erzulie Freda (Lady Erzulie) - A deusa vaidosa e sedutora do amor. Seus "cavalos" tendem a chorar lágrimas de saudade e pesar. Ela é sincretizada com Nossa Senhora das Dores (a Virgem Maria como mãe sofrimento).
  2.  Erzulie Mansur (Erzulie do Santíssimo) - Representa o amor maternal e protege as crianças de danos.
  3. Granne Erzulie (avó Erzulie) - Representa a sabedoria concedida pela experiência e maturidade e bondade de avó e amor. Ela é sincretizada com St. Anne, a mãe da Virgem Maria.


Petro

  1.     Erzulie D'en Tort ou Erzulie Dantor (Erzulie dos erros) protege as mulheres e crianças, é o vingador deles.
  2. Erzulie Balianne (Erzulie, a amordaçada) - "Silêncios", cura ou acalma corações. Guarda segredos ou garante que os segredos não serão revelados. Ajuda as pessoas a esquecerem amores passados e superarem as emoções apaixonadas. Seus "cavalos" tendem a falar como se tivessem uma mordaça em sua boca. Ela é sincretizada com o Imaculado Coração .
  3. Erzulie Mapiangue (Erzulie, o aleitamento) lida com a dor do parto e da proteção dos fetos e recém-nascidos. Seus "cavalos" tendem a ficar em uma posição fetal e derramar lágrimas de dor. Sincretização com a Virgem e o Menino Jesus de Praga, que usam vestes de veludo vermelho correspondentes e coroas de ouro.
  4. Erzulie Yeux Rouge ou Erzulie Ge-Rouge (Red-Eyed Erzulie) se vinga de amantes infiéis. Seus "cavalos"  derramam lágrimas de tristeza amarga.
  5. Erzulie Toho, lida com a inveja ou quem foi menosprezado no amor. Seus "cavalos" derramam lágrimas de raiva.
  6. La Sirene ou Mami Wata é associado com Erzulie é exibido em papéis de Erzulie como mãe, amante e protetor. Seu marido é Agwe, o Rei do Mar e padroeiro dos marinheiros e pescadores.
  7. Maman Brigitte ("mãe Brigitte"), é uma deusa Guede, que é a esposa do Baron Samedi e protetor de lápides ou marcadores funerárias. Ela é sincreticamente representado por St Brigit .
  8.  Tsillah Wedo está associada com Erzulie . Ela é descrita como uma bela virgem de grande riqueza
  9. Ti-Quitta / Ti Kitha , um Loa da sexualidade e fertilidade, é um dos Quitta Loas. Um de seus aspectos é Ti Quitta Demembre (Dismembered Quitta).

 

Fonte:

 https://pt.qwe.wiki/wiki/Erzulie

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .