sexta-feira, 22 de maio de 2020

A diferença entre Relatos e Contos

Imagem por Pixabay

Parece que a nova modinha da vez são os relatos. Presentes em blogs e em canais do You Tube, os relatos vem crescendo com uma enorme velocidade. Há quem duvide sobre a veracidade da maioria, outros que afirmem que relatos não passam de contos, criados por pessoas desocupadas que só querem chamar a atenção. Será?
        O conto, embora, possua uma narrativa semelhante a do relato, quase sempre em primeira pessoa, costuma ser muito bem detalhado, justamente com o propósito de ajudar o ouvinte ou leitor a imergir no cenário e no drama propostos. Ou, seja, o contista quer te levar ao ambiente onde a história se passa, por isso, detalha o tipo de piso, a iluminação, enfim, cada pensamento e sentimento que se passa com a personagem principal porque a intenção é que você se coloque no lugar do protagonista.
             Já, o relato não tem a pretensão de te inserir em nada, apenas de relatar uma experiência vivida. Acho que você já diferencia um conto de um relato pelo seguinte: Um relato é mais cru e direto, sem tantos detalhes, porque alguém que esbarrou em uma assombração ou supostamente deu de cara com um gnomo, não está interessado em te contar onde vive, como vive, e com quem vive, a menos que seja relevante à narrativa, por exemplo: "Estava na cozinha preparando o jantar quando ouvi passos atrás de mim, mas eu moro sozinha". Nesse exemplo, foi relevante dizer que a moça mora sozinha para que não reste dúvidas aos ouvintes ou leitores de que os passos que ela ouviu não foram causados por qualquer outro residente da propriedade.
            Outra coisa que diferencia relato de conto é que ao conto é permitido o surrealismo e ao relato, o surrealismo, geralmente é limitado a certas condições. Vivemos em pleno século XXI e não somos tão ingênuos a ponto de não sabermos que certas coisas são impossíveis ao Homem como visitar dimensões paralelas estando nessa forma física e acordado - não estou dizendo que outras dimensões não existam ou que não estão acessíveis aos humanos, mas convenhamos, meros mortais não as acessam sem mais nem menos, isso é coisa de ficção -. 
              Quando algo se estende e cresce de forma espantosa, em vez de acreditarmos cegamente, devemos ir a fundo e buscarmos as origens daquilo. É certo que nem sempre isso é possível, como no caso de relatos com anjos. Podemos viajar o mundo todo e enfiarmos nossas caras em centenas de livros, mas, não chegaremos ao cerne da questão. No entanto, em casos modernos que incluam avistamentos de seres e lugares que não eram vistos antes do nosso século atual, podemos sim ir atrás da veracidade dos mesmos, e a resposta, quase sempre está na primeira pessoa que compartilhou aquela história. É preciso verificar o passado dela ou, no caso, o presente, se for alguém mais recente. Onde surgiu o primeiro relato? Foi em um site de creepypastas? Porque sites de creepypastas, embora, sejam de arrepiar, não são reais, e todos sabem disso! 
             A pessoa que postou o tal relato, quem é? O que faz da vida? Escreve contos? Porque se escreve... Ah, meu querido, eu sinto te dizer que, muito provavelmente, a história é uma farsa, principalmente se a pessoa em questão afirmar que é o detentor dos direitos sobre o relato e que deve ser creditado pelo mesmo. "Ah, Lu, mas fulano passou por aquilo e merece ser creditado". Ah, tá... kkk. O inferno é de todos, meu bem, e nem por isso, você vê o Diabo pedindo para ser creditado por cada pesadelo que você possa vir a ter com o lugar. 
               Pessoas que realmente vivenciaram algo sobrenatural não fazem questão de serem reconhecidas e, para início de conversa, as mesmas nem gostam de lembrarem o que houve. Se compartilham suas experiências é apenas para reafirmarem a si mesmas que não perderam sua sanidade mental e não para atraírem fama. Quem busca fama com histórias, publica livros!
             Minha intenção não é de desincentivar a postagem de relatos, eu gosto deles, acho que são necessários, especialmente para bruxos, porque os ajudam a entenderem o terreno no qual estão pisando ou pretendem pisar, mas eu desaconselho a tomarem como verdade, tudo o que lerem ou ouvirem por aí. Questionem, ainda que seja para si mesmos. É evidente que certas coisas não podem ser explicadas nem provadas, mas sejamos menos ingênuos, por favor? É isso. Espero não ter me exaltado muito em meu primeiro post por aqui. Para quem não me conhece, sou Luíza Navarro, a nova bruxa no pedaço, sem papas na língua e direto ao ponto. Tenho certeza de que vamos nos entender bem. Até o próximo post!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .