sábado, 15 de setembro de 2012

Deusa Dana


 " A Mãe celeste,  que dança na espiral das serpentes das estrelas, é a fonte de onde nasceu aquele povo antigo, que trouxe o druidismos a terra da esmeralda, seu nome Dana, significa bailarina brilhante," Cathbad.
  Segundo a lenda, Dana nasceu em uma clã de dançarinos que viviam ao longo do rio Alu. Seu nome foi escolhido por sua avó, Kaila, sacerdotisa da clã.
   Foi ela quem sonhou com uma barca carregando seu povo pelos mares e rios até chegarem em uma ilha, onde deveria construir um templo, para que a paz e a abundância fossem asseguradas. Ao despertar, Danu relatou seu sonho ao conselho e a grande viagem começou então a ser planejada.
    Dana, também conhecida como Danu, é a maior deusa da mitologia celta. Seu nome " Dan " significa conhecimento, tendo sido preservada na mitologia galesa como a deusa Don, enquanto que outras fontes equiparam-na à deusa Anu.
    Na Ibéria, a divindade suprema do panteão celta é considerada a senhora da luz e do fogo. Era ela quem garantia a segurança material,a proteção, e a justiça. Danu ou  Danu também é conhecida por outros nomes: Almha, Becuma, ou Buanann, de acordo com o lugar do seu culto.
  O " Anuário da grande mãe" de Mirella Faur, nos apresenta o dia 31 de março como o dia de celebrar esta deusa da prosperidade e abundância. Conta ainda, que os celtas neste dia, acreditavam que dava muito azar emprestar ou pegar dinheiro emprestado, por prejudicar os influxos da prosperidade. Uma antiga, mas eficaz simpátia, mandava congelar uma moeda, fazendo um encantamento para proteger os ganhos e evitar os gastos.
    Os descendentes de Dana e seu consorte Bilé ( Beli ) eram conhecidos como os Thuatha de Dannan ( povo da deusa Dana ), uma variação nórdica de Diana, que era adorada em bosques de carvalhos sagrados.
   O nome " Dana " é derivado da palavra céltica Dannuia ou Dannia. É significativo que o rio Danúbio leve seu nome, pois foi no vale do Danúbio, que a civilização celta se desenvoleu. A ligação celta com o vale do rio Danúbio também é expressa em seu nome original. " Os filhos de Danu", ou " Os filhos de Don". Dana é irmã de Math e seu filho é Gwydion. Sua filha é Ariarhod, que tem dois filhos, Dylan e Llew. Os dois outros filhos de Dana são Gobannon e Nudd.
  Há várias interpretações do seu nome, sendo que uma delas é " Terra molhada " e a mais poética, " Água do céu".
     Seu símbolo mágico é um bastão. Seu personagem foi cristianizado na figura de santa Ana, mãe da virgem Maria, pois sua existência é proveniente de uma antigs divindade indo-européia. Também é conhecida na India, com o nome de " Ana Purna" e em Roma toma o nome de " Ana Perenna."
 É bem verdade que a associação das deusas à rios e mares não é estranha a tradição celta. A covicção de que o mar e a água deram origem à toda vida, sobrevive em nossos próprios tempos. Mas nossa Danu teve um reflexo oposto, se Danu é representante das forças divinas da luz, então Donmu representa o frio, a escuridão e o medo das profundidades desconhecidas do Oceano. Donmu também é uma mãe, e a fecundadora dos Fomóire, a tribo antiga de adversários que tentaram tomar o controle da lei da ordem dos Thuatha de Dannan , de forma que o Caos pudesse reger a Terra. O nome " Donmu" significa " terra" e é derivado do céltico dubno. O sentido da Etimologia é profundo ou " que estende a abaixo". Até mesmo o nome dos Fomóire significa " debaixo do mar". Estes Fomóire representavam as forças da natureza selvagem, eles são ingovernáveis e anda necessários ao eqüilibrio da vida na Terra.


Ritual para saúde da deusa Dana:



Escolha um local reservado em sua casa, para fazer este ritual, se for ao ar livre melhor ainda. Primeiro você deve arrumar seu altrar-ritual, que pode ser redondo simbolizando a Deusa, quadrado ( simbolizando os quatro elementos) ou relangular, mas fundamentalmente deve conter a representação dos quatro elementos, junto aos respectivos pontos cardeais. Use um incenso, uma vela, um copo com água e um cristal para representar os elementos. Ponha também no altar um amuleto ( pode ser uma pulseira, corrente, chaveiro, etc. ) a ser consagrado para saúde, que deverá ser mergulhado dentro de um óleo (  pode ser essência de sândalos).

Invocação:

" Dana, nossa deusa amada
Cujos cabelos acenam ao vento
Coloridos como sóis brilhantes
Cuja veste se faz oceanos
Mãe divina dos Thuatha de Dannan
e das Terras ocidentais
traga-nos sua alegria
Traga-nos a boa saúde
Desperta em nós a beleza
da natureza que é seu véu."

Neste momento, retire seu amuleto do óleo e passe-o sobre o fogo da vela, a fumaça do incenso e borrife água sobre ele, colocando em seguida, de volta ao recipiente onde se encontrava anteriormente. Deixe-o no altar por três dias. No término deste tempo, lave-o com água corrente e use-o de preferência junto ao corpo.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .