sábado, 21 de junho de 2014

O Livro Das Sombras

Um BOS tradicional de Wicca, a capa pode ser feita com E.V.A preto, e o pentagrama encontrado em lojas de artigos misticos.
  O Livro Das Sombras, também referido como BOS (que vem da sigla em inglês, Book of Shadows) é um livro que combina encantamento e diário mágico. As bruxas o utilizam para registrar seus rituais e, nele, escreverem se os mesmos foram bem sucedidos ou não.
O BOS pode ser qualquer coisa, de um caderno espiralado a um livro em branco encadernado no qual você escreva. Alguns wiccanos desenham lindas molduras nas páginas de seus livros, como manuscritos medievais. Outros livros são muito lisos. Sem muitos enfeites. É comum aos bruxos novatos acharem tudo tão novo e fascinante a ponto de exagerarem um pouco na hora de escolherem seu livro das sombras, por exemplo. E muitos comerciantes se aproveitam disso e tentam empurrar "Livros Das Sombras" com preços elevados aos novatos.

   Você mesmo pode fazer seu próprio Livro Das Sombras. Se ele vai ser bem elaborado e decorado, isso só depende de você,  e da Tradição a qual segue.
  Se quiser, seu Livro Das Sombras pode ser apenas um caderno comum. Sem muitos enfeites. Eu recomendo àqueles que ainda são muitos jovens e praticam a magia em segredo, por ser discreto. Mas, se você quiser, pode encapar seu livro. Não é tão difícil. Você só tem de ser criativo! Antes de começar, adquira um caderno escolar (recomendo o espiralado) comum. Pense em como você quer que seja a sua capa. Adquira o material necessário e faça você mesmo a sua capa. Você pode usar materiais como E.V.A, glitter, folhas secas, etc. Se você for habilidoso com artesanato, tenho certeza de que vai conseguir deixar seu livro com a sua cara. Só não se esqueça de adquirir um caderno grande, com mais de 200 folhas. Quanto mais folhas o caderno tiver, melhor.
Um BOS comum

   Quando terminar de enfeitar seu Livro Das Sombras, talvez você queira consagrá-lo ou não. Eu não considero necessário. Mas aí, fica a seu critério!
Se você acha que ter um Livro Das Sombras agora, seja algo muito avançado porque você não teve ou tem muitas experiências sobrenaturais, então comece com o Grimório. O Grimório é bem semelhante aos Bos, diferindo apenas que ele serve unicamente para anotar feitiços e poções. Ele é mais simples e mais prático!
   Se quiser ter os dois, não há problema algum. Você também pode confeccionar seu próprio grimório.

   Eu mesma confeccionei meu Bos e meu grimório e, posso dizer que eles são bem simples. Eu comprei dois cadernos e os encapei com uma capa que eu mesma fiz.
   Uma coisa muito importante, jamais mostre seu BOS ou seu Grimório a qualquer pessoa. Esse livro deve ser tão respeitado quanto a bíblia porque é muito significativo para as bruxas. Enrole-o em um pano e guarde-o escondido em um lugar longe dos olhares curiosos.
  Algumas bruxinhas modernas preferem manter um BOS virtual. Alguns em forma de diário, outros em um blog privado. A vantagem de se ter um BOS virtual é que você acessá-lo facilmente através do seu tablete ou de seu celular. Pode encontrar facilmente os feitiços que procura e etc. Alguns wiccanos não aconselham o uso do BOS virtual e afirmam que vc nem sempre vai poder acessá-lo em um ritual e que levar um computador no meio de um círculo seria algo absurdo. Eu discordo! Os celulares estão com tudo e não ocupam muito espaço. Não concordam? Além do que, decorar um BOS virtual seria bem mais fácil, especialmente, se em um blog privado.  Mas você quem sabe. Você pode pagar de R$ 160.00 para lá e comprar um BOS já confeccionado (mas além da capa, eu não sei qual a vantagem). Você pode comprar o caderno e os materiais necessários e confeccionar você mesma seu livro mágico ou criar um virtual. Depende do seu tempo, do seu dinheiro e da sua criatividade. Pense no que é melhor para você.
   As bruxas mais antigas sempre diz que Uma Bruxa De Verdade Deve Ela Mesma Confeccionar Seus Materiais Mágicos.

Beijinhos a todos!

3 comentários:

Jack Carter disse...

Por que o nome é O Livro das Sombras? Não entendi pq o nome tem q ser esse se não tem nada de macabro nele pq tem q denominar como "das Sombras"?

Daniele Claudino disse...

Então, Jack...
O nome é Livro Das "Sombras" porque sempre fui
um livro secreto, que ficava guardado nas sombras, ou seja, longe de olhares curiosos. Daí o nome: Livro Das Sombras. Não é nada demais, afinal.

Unknown disse...

Oi, eu estou começando a estudar a agora, não posso praticar os rituais e outras coisas assim no momento ( acho q agora só posso me concentrar mais na parte espiritual), mas eu gostaria de estudar mais a Arte pois sei q no futuro vou poder praticar. É uma boa ideia começar um BoS agora, devo esperar ou fazer só o Grimório?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .