segunda-feira, 4 de março de 2019

Clã Vanir (mitologia nórdica)


Vanir ou Vanes é o nome que é geralmente atribuído a um dos dois clãs de deuses da mitologia nórdica, sendo que o outro é conhecido como os Aesir ou Asses. Ao contrário daqueles, os deuses Vanes favoreciam a fertilidade, assim como o comércio, a paz, e o prazer. Na Guerra dos Deuses, os dois clãs lutaram um com o outro, acabando todavia por se reconciliar e unir.

                           Membros



Os membros do panteão Vanir incluem Njorðr, Frey e Freyja, que viveram entre o Æsir desde o fim do conflito entre os dois clãs de deuses (negociados para Mimir e Hoenir). A classificação como Vanir de Skaði, de Lýtir, de Gerðr e de Otaro pode ser debatida. Skaði era uma giganta casada com Vanir (Njorðr); Gerðr também era uma giganta, por quem Frey ficou apaixonado, vendendo sua espada como pagamento para sua união com a deusa. No entanto, não está bem certo se esta união atingiu mais do que uma única reunião. Óðr é mencionado no Edda muito rapidamente como o marido de Freya, mas nada mais é sabido realmente sobre quem era ele (embora se observe frequentemente que este era um de nomes de Odin). Os deuses Njord e Frey aparecem na saga de Ynglinga de Snorri como reis da Suécia. Seus descendentes no trono sueco são reconhecidos como vanir:
Fjölnir, filho de Frey e da giganta Gerdau Sveigder, que casou com Vanes de Vanaheim e teve o filho Vanlade, cujo nome o conecta aos Vanir, e que casou com uma filha do gigante Snær.

                    Características



São deuses da fertilidade e da prosperidade, enquanto os Æsir eram deuses da guerra. Os Vanir possuíam um conhecimento profundo das artes mágicas, de modo que sabiam também sobre o futuro. A lenda conta que Freya ensinou a mágica aos Æsir. Praticavam também a endogamia e mesmo o incesto, ambos proibidos entre o Æsir.


                           Localização



Os vanir viviam em Vanaheim, chamado também de Vanaland. Snorri Sturluson chama sua terra Tanakvísl ou Vanakvísl.


                         Vanir e os elfos



O Edda identifica uma possível inter-relação entre os vanir e os elfos (Alfes), frequentemente intercambiando o Æsir e os Vanir e o Æsir e os Alfes para significar "todos os deuses". Como os vanir e os alfes representavam os deuses da fertilidade, o intercâmbio entre os dois nomes sugere que os vanire os elfos podem ter sido utilizados como sinônimos. É também possível que os dois nomes reflitam uma diferença no status do panteão, onde os elfos eram considerados deuses menores da fertilidade, visto que os vanir eram os deuses principais da fertilidade. Frey seria, neste caso, um comandante dos vanir sobre os elfos em Álfheim.
A reconstrução contemporânea da religião nórdica mais focada nos vaniros nomeia, às vezes, como vanatrú.
Vanir e seus convidados:
Aegir
Ran
Freyja
Frey
Gerðr
Gullveig, quando os Aesir a trataram mal, causou a Guerra dos Deuses
Hoenir, um refém de Aesir
Mimir, um refém de Aesir
Kvasir
Lýtir
Njorðr
Skaði
Há também uma possível conexão entre Heimdall e os vanir, notada por H.R. Ellis Davidson.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .