domingo, 3 de março de 2019

Hela, deusa da morte

Na mitologia nórdica, Hela (Hel ou Hell) é a deusa do reino dos mortos, igualmente designado por Hel. É filha de Loki e da gigante Angurborda, irmã mais nova do lobo Fenrir e da serpente Jormungandr, do oceano que circunda Midgard.
       Hel foi banida para o mundo inferior por Odin que recebeu seu nome Helheim, que fica nas profundezas de Nifheim. Helheim fica às margens do rio Nastronol, que equivale ao Rio Aqueronte da mitologia grega. Lá recebeu o poder de dominar nove mundos ou regiões, onde distribui aqueles que lhe são enviados, isto é, aqueles que morrem por velhice ou doença.
       Como agradecimento por fazê-la governante do mundo inferior, Hela deu a Odin os seus dois corvos Hugin e Munin, que são os mensageiros entre Asgard e os outros reinos.
       Seu Palácio chama-se Elvidner, sua mesa é a Fome, sua faca a Inanição, o Atraso, seu criado, a Vagareza, sua criada, o Precipício, sua porta, a Preocupação, sua cama, e os Sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. O reino de Hela era guardado pelo cão Garm.
        Hela podia ser facilmente reconhecida por sua aparência, uma metade era de uma linda mulher, a outra parte de um corpo terrível em decomposição.
       A personalidade da deusa Hela difere das dos deuses do mundo inferior de outras mitologias: Ela não é boa nem má, simplesmente justa. Quando os espíritos dos bondosos, dos doentes, e dos idosos eram trazidos à sua presença, ela cuidava deles e lhes dava conforto. Mas aqueles a quem ela julgava como maus, impiedosamente os arremessava nas profundezas geladas de Nifheim.
        De acordo com as lendas, Hela não podia ser derrotada em seu mundo e nenhum Deus se dispunha a enfrentá-la em seus domínios, nem mesmo Odin ou Thor.
      Não há nenhuma passagem ou relato que diz que a deusa, alguma vez, deixou os seus domínios mesmo que por um instante (como Hades, por exemplo, que saiu do submundo para raptar Persefone, na mitologia grega).
         De acordo com as lendas, Hela também não teve participação no Ragnarok, preferindo ficar em seus domínios e não tomar partido nenhum.
       O termo inglês Hell (inferno em português) origina-se do nome dessa deusa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .