sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Samhain - As origens do halloween

Samhain é um feriado tradicional celta, que significa, literalmente, "fim do verão". Os celtas dividiam o ano em duas estações, representando a luz e a escuridão e recebiam o primeiro dia de cada estação com uma festa: em 1 de maio, o Beltane; e em 1 de novembro, o Samhain, que era a festa mais importante, porque também marcava um novo começo, o ano novo para os celtas. Ele também simbolizava a união ou comunhão entre as pessoas.
No princípio, fogueiras eram acesas dentro das vilas e os moradores apagavam toda e qualquer outra fonte de fogo. Neste momento tochas eram levadas para cada casa, compartilhando o fogo, criando um elo entre todas as famílias do local.
Samhain se tornou um momento de reflexão para os celtas, e um momento para homenagear os mortos. Esta época do ano significava o final da colheita, um tempo de recolhimento e de preparação para o inverno. Muitas vezes, o inverno era considerado uma época de fome. Muitos não sobreviviam aos longos meses de escassez pela frente. Samahain era uma forma de homenagear aqueles que morreriam ou morreram, uma celebração do espírito.
Acreditava-se que o "véu" entre o mundo dos vivos e do mundo dos mortos ficava mais fino na véspera do Samhain. Nesta data, os mortos poderiam retornar durante a noite a um dos lugares onde viveram, e alimentação e entretenimento eram providenciados em sua homenagem. Simbolizando uma vila em harmonia com o seu passado, presente e futuro.
Também era parte da tradição acender uma vela em uma única janela das casas, para iluminar o caminho dos antepassados para encontrar o caminho de casa. Também eram comum as ofertas de alimentos deixados nas portas e, com o tempo se transformaram nas famosas distribuições de doces.
Muitos anos depois foram os romanos que acrescentaram à sua "festa dos mortos" a celebração de Samhain. Os cristãos, na época de Constantino, em uma tentativa de neutralizar a comemoração pagã, a transformaram na comemoração do "Dia de todos os santos" em 1 de novembro, e renomearam o dia 31 de outubro que passou a ser chamado de "All Hallow's Eve", algum tempo depois Halloween. Para eles, o "Dia de todos os santos" celebra os espíritos no céu e no purgatório.
  Na religião Wicca, o Samhain é também um dos oito Sabbaths. Um momento de celebrar o passado e o futuro.
  Embora a comemoração tenha mudado ao longo dos anos, continua a ser clara sua intenção - é uma celebração do novo que está por vir. É um feriado que comemora a união de uma comunidade.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .